F1: SEBASTIEN VETTEL VENCE GP DO CANADÁ E COMANDA CAMPEONATO

Sebastian Vettel é o vencedor do Grande Prémio do Canadá de Fórmula 1, que decorreu este domingo no Circuito Gilles Vileneuve, em Montréal, Canadá. Com esta vitória o piloto da Ferrari assume o comando do campeonato com vantagem sobre Lewis Hamilton, que terminou a prova na quinta posição. O pódio em Montréal fica completo com Valtteri Bottas (Mercedes) e Max Verstappen (Red Bull Racing).

 

História do GP do Canadá

Montréal. Sol. 20º. Circuito Gilles Villeneuve. Bancadas cheias de público para assistir ao sétimo grande prémio da temporada do Campeonato Mundial de Fórmula 1. Daniel Ricciardo bem-disposto ri-se para o camera man da Sky News. Valtteri Bottas, mais sério e Sebastien Vettel, no primeiro lugar da grelha de partida, com a viseira em baixo, esconde o que lhe vai na alma, a poucos segundos do arranque para a volta de formação de grelha.

Semáforos vermelhos. Sente-se a tensão. As luzes apagam e partida. 19h15, hora portuguesa.

Sebastien Vettel (Ferrari) arranca muito bem logo seguido de Valtteri Bottas (Mercedes) e de Max Verstappen que lutam pelo segundo lugar. Mas é Bottas que consegue a posição. Lewis Hamilton (Mercedes) e Daniel Ricciardo (Red Bul Racing), seguem logo atrás.

Ainda na primeira volta, na zona da chicane, acidente entre Lance Stroll (Williams) e Brendon Hartley (Toro Rosso). Stroll alarga a curva, encaixa no Torro Rosso, empurrando-o contra a parede. Acabam os dois por sair da pista para uma escapatória. Conclusão: ficam ambos fora de prova.

Em consequência deste acidente entra o Safety Car em pista. Ação que se mantém até à volta 4, ocasião em que é dada bandeira verde e a corrida recomeça. Sebastien Vettel acelera e destaca-se imediatamente dos mais diretos competidores. Valtteri Bottas defende-se do ataque fortíssimo de Max Verstappen e assim prossegue a corrida na frente, sem alterações.

Entretanto (volta 6) Sergio Pérez (Force India) e Carlos Sainz Jr. (Renault), tocam-se. O primeiro sai da pista mas consegue regressar à corrida pelo meio do pelotão, sem colidir com nenhum outro carro. A manobra realizada pelo espanhol da Renault fica sob investigação.

Sebastien Vettel começa a “cavar um fosso” para o segundo e terceiro tendo uma vantagem de 2,6 segundos para Valtteri Bottas. Após o toque com Carlos Sainz Jr, Sergio Pérez vai às boxes e troca de pneus. Kimi Raikkonen (Ferrari) luta com Daniel Ricciardo (Red Bull Racing) pelo quarto lugar, enquanto Lewis Hamilon, atual campeão do mundo, segue na terceira posição, mas começa a ver Daniel Ricciardo e a encher-lhe os espelhos retrovisores.

Volta 15 e a Renault respira de alívio. Carlos Sainz Jr. vai às boxes trocar de pneus e a direção de corrida comunica que a situação do “toque” com Sergio Pérez não passou de um incidente de corrida. Assunto fica resolvido sem penalização para o piloto.

Coincidência ou não na volta 17 Max Verstappen e Lewis Hamilton entram nas boxes. O primeiro troca para pneus supermacios e o segundo para ultramacios. Estratégias diferentes para Red Bull e Mercedes. Também Daniel Ricciardo vai trocar de pneus e, no regresso à pista intromete-se entre Max Verstappen e Lewis Hamilton. Sobe a pressão entre os pilotos para a luta dos 3.º e 4.º lugares, sendo que o terceiro dá presença no pódio. Kimi Raikkonen, que entretanto vai às boxes trocar de pneus, segue na sexta posição.

Quando faltam 36 voltas para o final da corrida só três pilotos ainda não trocaram de pneus, Sebastien Vettel, Valtteri Bottas e Romain Grosjean. Mas, logo após Bottas entra nas boxes para troca de pneus. Monta supermacios e regressa à pista na mesma posição em que seguia: segundo. O mesmo se passa com Sebastien Vettel que entra nas boxes a 33 voltas do fim da corrida para troca de pneus. Paragem muito rápida do Ferrari que regressa à pista com uma vantagem de 6,5 segundos para Valtteri Bottas.

Problemas de refrigeração no Renault de Fernando Alonso fazem com que o piloto espanhol da McLaren abandone a prova prematuramente.

Na parte final da prova, no Circuito Gilles Vileneuve, a luta entre Daniel Ricciardo e Lewis Hamilton pela quarta posição dão ânimo à corrida. Enquanto estes pilotos lutam, Sebastien Vettel seguindo na frente, faz a volta mais rápida da corrida: 1:13.964, a confirmar a supremacia que demonstrou na qualificação, e  aumenta a distância a Valtteri Bottas para 8 segundos.

Chegado à última volta Sebastien Vettel é aplaudido em todo o circuito. O público está em pé e rejubila. Cruza a linha de meta a festejar. É a apoteose para a Ferrari que volta às vitórias em Montréal.

Valtteri Bottas (Mercedes) fica no segundo lugar do pódio e a terceira posição pertence a Max Verstappen (Red Bull Racing).

 

Próxima prova: Grande Prémio Pirelli de França 2018 realiza-se de 22 a 24 de junho em Le Castellet.

 

Classificação Grande Prémio do Canadá

 

 

Classificação de Pilotos

 

Classificação Construtores

 

#TablierMagazine
Fonte: F1.com / Sebastien Vettel Twitter / Glenn Dunbar/Sutton Images / Mark Sutton/Sutton Images

Related posts